Blog Orlandelli
Couro, Couro Ecológico, Couro Sintético ou Poliuretano?
É de couro mesmo? É de couro legítimo? O que é esse Poliuretano? Essas são algumas das perguntas mais feitas no nosso atendimento aqui da Orlandelli.
Isso acontece porque muitas empresas chamam de couro, o que não é couro de pele animal e confundem o consumidor com uma série de nomes semelhantes, causando desconfiança na hora de comprar, quando aparece a expressão “couro”.
Para ajudar a esclarecer algumas dúvidas, vamos explicar o que é cada um dos materiais citados no começo desse post.
Couro
O couro é a pele curtida de um animal, pode haver algumas marcas carasterísticas da pele bovina,( marcas de arame, marcas de carrapato, marcas de berne, marcas de arranhados sofridos pelo animal) , utilizada na confecção de produtos de uso diário, como bolsas, maletas, roupas, sapatos e etc. O couro mais comum é o BOVINO.
Poliuretano
O poliuretano (chamado também de PU) é um derivado do petróleo, sendo um plástico mais maleável, sem imperfeições, por ser industrializado, que tem diversos usos industriais, como espumas, fibras e tintas, mas no nosso caso, falaremos de sua versão chamada muitas vezes de “couro sintético” ou “couro ecológico”. A origem do poliuretano, portanto, é o petróleo.
Couro x Poliuretano
Ambos couro e poliuretano podem ser tingidos ou possuir texturas diferentes, cores diferentes e toque parecido. Para diferenciar um do outro temos as seguintes dicas:
-
a distribuição dos poros no couro é mais irregular, já que se trata de produto de origem animal e não há padronizagem na pele dos animais. O poliuretano será mais uniforme.
-
o couro é uma pele de animal tratada, dessa forma, é um produto que “respira” por conta dos poros da pele, enquanto o poliuretano (PU) será um composto mais “sólido”.
-
o aroma do couro é bastante característico e bem diferente do PU.
-
no Brasil, todos os produtos possuem etiqueta garantindo a origem e a composição. Procure a etiqueta para verificar se o produto é 100% couro ou se é de poliuretano ou outros compostos.
-
o couro é mais caro, por conta da durabilidade e por não ser processo sintético e sim mais artesanal.